sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Lenda da Ponte de Cavez, Cabeceiras de Basto



Lenda da Ponte de Cavez
     A lenda que aqui se conta está relacionada não com a obra em si, mas sim com o local de construção. De início, os alicerces começaram a ser levantados no lugar de Vila Franca, que pertence à freguesia de Cavez; aliás, onde hoje ainda podem ser observados. Contudo, e já com os trabalhos em bom ritmo, ouviu-se uma voz sobrenatural - a tradição atribui-a a São Bartolomeu, santo de seculares tradições e ainda hoje celebrado na capela da Ponte - que assim bradava:
     "MAIS ACIMA, MAIS ACIMA"...
    Mudaram-se os operários com todas as suas ferramentas para o lugar conhecido como " Poço das Laranjeiras", situado no rio Tâmega, mas próximo da confluência deste com o rio Cavez.
     Novamente, após o reinício dos alicerces - igualmente visíveis em nossos dias - a mesma voz fez-se ouvir:
     - "MAIS ACIMA, MAIS ACIMA!"
     Nova mudança e, pela terceira vez, a ponte é começada, agora uns cento e tais metros acima, subindo o curso do rio, bem próximo do local onde se situa a Capela de São Bartolomeu. 
     Finalmente, a voz deixou de se ouvir e a ponte foi definitivamente construída, podendo ser observada, ainda hoje, na sua imponência e beleza, ou não fosse ela um monumento de interesse nacional e uma das mais importantes obras arquitetónicas do concelho cabeceirense.
    




Margarida Bastos n.º 3, 7.º A
(E.B./S. de Cabeceiras de Basto)

Sem comentários: